25 de janeiro de 2010

Atender bem é preciso...


Para aqueles que estão no varejo há pouco tempo e para aqueles que estão há muito tempo, atender Clientes, agradá-los e tentar fidelizá-los é uma meta a se seguir. É muito importante entender que perder Clientes é uma ameaça para a qual se deve ter muita atenção.

E é curioso e até mesmo impressionante verificar o esforço de empresários e equipe para conquistar Clientes e a enorme facilidade como se acomodam e os desprezam pondo fim ao relacionamento.

Esses empresários se esquecem que quando se perde um Cliente, além desta perda, possíveis comentários negativos, por parte do Cliente insatisfeito, podem se alastrar de forma devastadora, como se fosse uma erva daninha, prejudicando a imagem da empresa.

Dito por especialistas de marketing, o custo de se manter um Cliente é bem menor do que aquele de se conquistar.

É bastante comum nos depararmos com atendentes totalmente despreparados e até mesmo descomprometidos em realizar um bom atendimento. Falham na abordagem, não oferecem produtos adicionais, além de se mostrarem muito pouco simpáticos. Enfim não tem idéia da sua enorme responsabilidade.

Muitas vezes os atendentes argumentam que os Clientes são difíceis e que os tratam mal.

Eu, particularmente, discordo deste argumento. Sabemos da existência de Clientes difíceis, mas estes são minoria. E por mais difíceis que sejam nós precisamos deles e tenho certeza que o profissional habilidoso é capaz de contornar qualquer situação inesperada.

Nós vivemos de clientes!

A Teoria do Iceberg explica que o que vemos e conhecemos de um Cliente é sua menor parte. Por isso, Clientes que inicialmente pareciam furiosos, terminam por pedir desculpas e aceitar uma solução proposta. Na verdade, este Cliente só mudou de opinião, devido a habilidade de quem o atendeu.

Por isso, mantenha sua equipe bem treinada. Para que possamos cobrar um bom nível de atendimento precisamos, antes de mais nada, dar-lhes condições de prestar esse bom serviço. Um atendente bem treinado e qualificado faz a diferença!

Procure a JS Treinamentos Varejo (jspanzariellocoaching@gmail.com) e agende um treinamento para sua equipe. Seus clientes vão agradecer.

Boas vendas e muito sucesso!



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