1 de março de 2010

Comprometa-se com as oportunidades!



"Grandes resultados requerem grandes ambições."

Heráclito de Éfeso
Filósofo pré-socrático


Hoje em dia, quem decide montar um negócio, por menor que seja o empreendimento, deve estar preparado para enfrentar uma verdadeira maratona. Qualquer acidente de percurso, desvio de caminho ou queda ao enfrentar obstáculos, pode ser fatal para o resultado final ou pelo menos comprometê-lo seriamente.

O desejo de abrir o próprio negócio não é privilégio de poucos. Entretanto, na grande maioria dos casos, o sonho realizado dura menos de um ano, pois abrir uma empresa nunca foi tarefa fácil. Mantê-la em funcionamento exige esforços e desafios ainda maiores, principalmente com o aumento crescente da disputa pelo cliente.

Abrir um negócio próprio dever ser, antes de mais nada, uma opção, nunca uma saída para a falta de opções. Ser um profissional competitivo no mercado de hoje requer bastante dedicação, muito preparo e uma alta dose de sensibilidade para o curso acelerado das mudanças que caracterizam nossa época. Agora ser empresário requer o dobro, o triplo de tudo isto.

As pessoas de classe média têm, em geral, dois sonhos que perseguem a vida inteira e que muitas vezes se tornam pesadelos: comprar uma casa própria e abrir a própria empresa.

Nos dois casos, o pesadelo surge pela falta de um planejamento detalhado. Para abrir uma loja de conveniência, por exemplo, não basta saber tudo sobre balas e lanches: é preciso saber muito sobre o mercado e gestão empresarial. Além de ter afinidade com o negócio, é preciso conhecer muito bem o ponto de vista do seu cliente e o potencial do mercado, onde sua loja será instalada.

Perguntas do tipo: que produto colocar, quem vai comprar, qual a quantidade a expor, qual o preço, deverão ser respondidas antes de se abrir o negócio. Depois, calcular de forma realista a maturação do negócio, ou seja, o tempo necessário para que comece a gerar lucro e assegurar-se que o capital disponível é suficiente para atravessar este período. Estas questões, uma vez mal respondidas ou negligenciadas, têm sido um dos principais fatores de insucesso para pequenos empreendedores.

E as mudanças continuam por aí. Mudança gera crise e as crises trazem oportunidades. E por mais que as mudanças tornem a situação difícil nos dias de hoje, a grande verdade é que há boas alternativas de ocupação e renda para aqueles que pretendem montar ou incrementar o próprio negócio.

E a boa notícia é que com uma dose de perseverança, criatividade e forte dedicação você pode chegar lá e muito mais.

Pense nisso...



2 comentários:

  1. Olá, querido! Demorei, mas cheguei! Adorei a sua postagem! 1000000000000000****************
    É isso aí: perseverança, criatividade e dedicação. Todos os *meus* nossos cantos são para ajudar a mim e aos outros.
    Conheço o pensamento de Heráclito. Formada em Filosofia.
    pelo que vejo, o amigo está bem!
    Quanto a mim, também estou. Eu me cuido muito bem. Vou aos médicos, ao dentista, nado, faço alongamentos, na minha medida. Medito. Bem melhor de saúde. E é claro, ganho o Amor dos meus Amores************ao qual espero corresponder******

    Beijos************
    Ótima Semana!
    "Um conhecimento verdadeiro de nós mesmos é o conhecimento de nosso poder.”
    Mark Rutherford*

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!
    Gostaria de agradecê-la pela contribuição.
    Fico feliz que tenha gostado do post...
    Da mesma forma que você, um dos meus grandes intuitos é ajudar as pessoas, motivando-as ou ajudando-as através da transmissão de conhecimento.
    Muito obrigado!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir