17 de março de 2010

Invista em treinamento e seja excelente...




Excelência, do latim excellentia, é o estado ou qualidade de ser excelente. É a superioridade ou o estado de ser bom no mais alto grau. A excelência é considerada como um valor por muitas organizações e um objetivo a ser perseguido.






As empresas que quiserem se destacar no mercado terão que seguir esta palavra bem de perto. E um bom caminho a ser percorrido é a melhoria do atendimento. Eu mesmo já fui atendido por vendedores falando ao celular, já presenciei dicussões entre Atendentes, descaso e por aí vai. E tenho certeza que você leitor já passou por cenas e situações bastante desagradáveis quanto ao atendimento recebido no comércio de uma forma geral.






O atendimento no varejo, que possui alto nível de competitividade, deveria ser impecável. Em outras palavras, o cliente deveria ser conquistado de forma que este recomendasse a sua loja de forma compulsiva. Muitos varejistas investem muito no ponto de vendas, no design e arquitetura, mas se esquecem que o cliente só volta quando recebe um bom atendimento.






Uma explicação plausível para a miopia do empresário brasileiro, pode ser a falta da visão de futuro do seu negócio. De uma forma geral, o foco estratégico das empresas tem sido, sistematicamente, a redução de preço e de custo, que requerem práticas constantes de curto prazo. A utilização de criatividade para o desenvolvimeno de novos processos e produtos de maior valor agregado, parece não fazer parte da visão estratégica de grande parte das empresas.






E uma equipe bem preparada e capacitada para realizar as suas tarefas é o tipo de investimento que faz toda a diferença. Por isso, é muito importante investir em treinamento especializado para o seu negócio. Precisamos mudar a maneira de como vamos atingir o resultado. Será preciso uma mudança e principalmente a quebra de paradigmas ainda enraizados em nossoa cultura.








Trata-se, então, de uma grande mudança. E quem não ententer que precisa mudar constantemente, pois o próprio cliente é um mutante, vai perder espaço. E se você não for melhor que o seu concorrente e conseguir arrancar elogios daquele que freqüenta a sua loja, talvez você não o veja nunca mais...






Pense nisso e tome uma decisão já!


6 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-lo pela matéria "Invista em Treinamento e seja Excelente". De fato, para se alcançar o estado de excelência é preciso eliminar velhos padrões, romper com certos paradigmas e avançar no sentido de adaptar o próprio negócio à realidade de um mercado altamente competitivo, no que tange à questão do varejo.
    Neste contexto, aspectos tradicionais como o da localização continuam importantes, claro. No entanto, outros aspectos ligados à construção de uma imagem sólida e duradoura perpassam pelo investimento em diveras direções, dentre elas a do atendimento diferenciado pela qualidade. Questões estéticas, relacionadas a um bom design e/ou arquitetura, também são relevantes e não devem ser ignorados. No entanto, a manutenção de uma imagem de confiança está associada, de fato, a um atendimento de excelência, como apontado na matéria em questão. Nessa trajetória, o treinamento deve ser encarado como uma peça fundamental na engrenagem. Muitos empresários ainda não perceberam o quanto isto é importante para se alcançar a excelência nos negócios.
    Karlla Valladares

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  2. Excelente abordagem!
    Acredito que dentro de pouco tempo haverá enorme demanda por todo tipo de treienamento, em função do mercado se tornar ainda mais competitivo...
    Rodrigo

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  3. Karla,
    Gostei muito da sua abordagem. Completa e suscinta.
    Muito obrigado!

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  4. Rodrigo,
    Concordo. O mercado está ficando mais maduro e os treinamentos de capacitação se tornarão uma necessidade real e constante para quem queiser se manter competitivo.
    Obrigado!

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  5. Júlio,
    super interessante. A Exame dessa semana traz uma matéria super interessnte sobre os melhores e os piores atendimentos no Brasil. Há uma discrepância muito grande entre o que as empresas divulgam que fazem para atender bem os clientes e como os clientes percebem isso.
    Com certeza, as empresas deverão se posicionar de outra maneira e treinar, treinar e treinar os colaboradores para que prestem o chamado ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA e mantenha seu posicionamento diante dos concorrentes.

    Kênia Souza

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  6. Kenia,
    Muito obrigado pela contribuição. E você está coberta de razão quando diz que há uma discrepância entre o que as empresas divulgam acerca de seus treinamentos e o resultado que demonstram...
    Grande abraço!

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