28 de novembro de 2009

Invista na contratação...


Gaste mais tempo selecionando os seus futuros colaboradores, pois contratações precipitadas visando oferecer baixos salários normalmente custam caro. Não no primeiro momento, mas a médio e longo prazo acabamos pagando esta conta.

Para Hélio Rodrigues da Costa, professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-RJ), contratar pessoas baratas não é risco é certeza de derrota. Para o especialista, muitas vezes uma pessoa qualificada para a vaga faz o trabalho de dois ou três funcionários.

Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae de São Paulo, vai além: “Se você pagar a média do mercado para contratar alguém que está desempregado, você vai pegar os funcionários que as outras empresas não quiseram”, diz ele. A solução, para o especialista, é pagar mais para tirar bons funcionários de outras empresas.

Concordo com o Reinaldo e em meus treinamentos costumo orientar aos gestores contratar pessoas que realmente já estejam atuando no negócio, ou seja, praticar avaliação "on the job" e oferecê-las uma proposta acima da média.

Além disso, sabe-se que para poder obter uma vaga as pessoas projetam uma imagem muito positiva de si, muito superior ao que produzem no dia a dia e aí reside a limitação da simples entrevista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário