24 de maio de 2010

Ambiente de trabalho...





Quando você não gosta do que faz, ir para o trabalho, todos os dias, pode ser um desafio. Seu problema pode ser a influência de um mau gestor, que mantém a equipe sob pressão ou você pode estar ressentido sobre algum tipo de corte de benefício. Ou então, todo o ambiente onde você trabalha pode estar, simplesmente, contaminado. Normalmente, você precisa do emprego para poder pagar as suas contas no final do mês ou talvez você esteja apenas aguardando uma melhor oportunidade no mercado de trabalho. Seja lá qual for a razão que esteja deixando-o descontente, você precisa manter o seu profissionalismo e evitar uma atitude de auto-sabotagem.


O que dizem os especialistas


Timothy Butler, diretor de Programas de Desenvolvimento de Carreira na Harvard Business School, acredita que há algo elementar sobre a declaração: "Eu sou infeliz no trabalho." Butler, cuja pesquisa concentra-se sobre a estrutura de personalidade e satisfação no trabalho, diz que para entender a sua infelicidade, você precisa se voltar para esta infelicidade e não tentar resolver as coisas demasiadamente depressa. "A natureza existencial da infelicidade é um alerta", diz Butler. "Há uma parte de si que não está sendo ouvida e quer sua atenção. Esse é o problema. "

Tammy Erickson, perito em assuntos de trabalho e escritor informa que se você não estiver satisfeito, veja se você pode fazer alguma atividade que goste, um curso ou encontrar uma maneira de ser mais criativo no seu próprio local de trabalho.

Os sinais indicam que você precisa agir


Talvez você já tenha ouvido falar de alguém que estava tão infeliz que explodiu com um colega ou chefe. Perder o controle no local de trabalho não ajuda a ninguém e pode ter repercussões tanto em seu trabalho atual quanto no futuro, pois você nunca sabe quando vai trabalhar com um de seus colegas atuais novamente. Indicações que você precisa de fazer algo incluem sinais como: ficar distraído, preguiçoso, zangado ou irritado, não dormir bem ou dormir excessivamente, aumentar o consumo de bebida alcoólica ou comida para confortar a si mesmo, além de não se sentir animado para fazer atividade física. Cuidado, pois tudo isso pode indicar o início de uma depressão.



Aqui seguem algumas dicas que te ajudarão a se libertar da sua condição atual:

1. Encare a realidade de frente


Nenhum problema é grande o bastante para que não possa ser resolvido. Não o superestime. Diga a si mesmo todos os dias: Aqui é apenas onde eu estou e não para onde estou indo, daqui a um determinado período de tempo. Você tem mais controle sobre como você pensa do que imagina. A chave para um futuro próspero e feliz se encontra no presente e na qualidade dos seus pensamentos. Fuja de pessoas pessimistas e negativas.


2. Desenvolva um plano


Seja proativo. Take action! Pratique um brainstorm com amigos confiáveis. Se há algo que você gostaria de mudar, ouça com humildade a opinião deles. Lembre-se de que você não é perfeito. Procure detalhar ao máximo este seu plano e estableça datas para conclusão do mesmo. Faça correções quando necessário e não deixe de lê-lo pelo menos uma vez por dia.


3. Foque no positivo.


Caso você esteja decido a mudar de emprego, até o momento da sua saída, enqüanto isso não acontece, faça uma lista de tudo o que você gosta no seu ambiente de trabalho atual. Pode ser a localização próxima a sua casa, o pagamento em dia, o plano de saúde, a remuneração variável, enfim tudo aquilo que possa te trazer alívio e acalmá-lo.


Dicas para anotar na agenda ou colar na geladeira:

Eu vou:


  • Diferenciar entre o que posso mudar e o que não posso.
  • Assumir a responsabilidade por fazer a mudança.
  • Concentrar-me em fazer o melhor de uma situação ruim.

Eu não vou:


  • Supor que nada vai mudar.
  • Permitir que os pensamentos negativos invadam a minha mente.
  • Recusar ajuda.



"Os verdadeiros vencedores na vida são as pessoas que olham para cada situação com uma expectativa de que eles podem fazer o trabalho ou torná-lo melhor."

Barbara Pletcher





2 comentários:

  1. Gostei muito!
    Você é uma pessoa muito positiva em tudo o que escreve. Onde aprendeu estes conceitos? Você consegue aplicar estes conceitos? Acho que os ambientes onde vivemos estão carregados de pessoas negativas e pessoas que gostam de mostar o poder delas sobre nós. Isso é desanimador!
    Ah, eu adorei esta nova música.
    Mais uma vez você está de parabéns!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Meu caro o aprendizado decorre de uma longa caminhada de muitos anos em direção a algo que chamo de um "Grande Despertar" e aqui não conseguirei te explicar, pois a história é longa demais...
    Por hora, te recomendo para selecionar melhor os ambientes ou ter mais jogo de cintura. Isso vai ajudá-lo a não colocar peso excessivo nas coisas.
    Fique em paz!
    Grande abraço e muito obrigado pelas participações e e elogios!

    ResponderExcluir