5 de abril de 2010

Rejections and Reactions...




A rejeição assume muitas formas. Você não formou bem a equipe. A sua solicitação foi negada. Você não começou o novo trabalho. Você foi preterido para uma promoção. Seu marido ou mulher te magoou...

Seja qual for a forma que assuma, ser rejeitado dói. É um golpe no seu ego e desafia sua habilidade de lidar com a derrota. Faz com que você se pergunte. Isso te deixa com raiva. Em suas formas mais extremas e dolorosas gera pensamentos autodestrutivos e comportamentos que vão desde o uso de drogas e bebida alcoólica ao suicídio.

A coisa mais complicada sobre a rejeição, porém, não é evitá-la, mas escolher uma forma positiva de reagir a ela. Afinal, todo mundo sofre rejeição. Isso não tem o efeito de minimizar a dor de ninguém, mas serve para te dizer que você não está sozinho. Outros viveram semelhante ou pior experiência.

A única maneira de evitar o risco de rejeição é deixar de viver, sonhar... E isso é uma coisa muito pior do que ser corajoso o suficiente para se candidatar ao cargo, para aceitar um desafio de liderança ou investir o seu coração em um novo relacionamento.

Em recente entrevista ao Wall Street Journal, o milionário Warren Buffett falou de sua rejeição pela Harvard Business School, aos 19 anos. Ele disse: "A verdade é que tudo o que tem acontecido na minha vida, que eu pensava que era um evento ruim na época, acabou sendo a melhor coisa que me aconteceu". Ele continuou: "Com exceção dos problemas de saúde, reveses da vida servem para ensinar lições que conduzem você. Você aprende que uma derrota temporária não é permanente. No final, pode ser uma oportunidade."

No caso de Buffett, sua segunda opção para Columbia iria colocá-lo sob a tutela de dois mentores que lhe ensinaram os fundamentos que usou em sua carreira de sucesso em investimentos. Mais importante ainda, a decepção que ele pensou que seu pai sentiria pelo seu fracasso, se transformou em uma expressão positiva de "amor incondicional" e "crença incondicional" por si próprio.

Reparem nas pessoas que foram demitidas de seus empregos e, a partir desta provação, montaram suas próprias empresas e hoje estão muito mais felizes e prosperando ou aquelas que foram traídas pelos seus cônjuges e logo após encontraram pessoas muito melhores que lhe troxeram o equilíbrio e paz para prosperar.

A rejeição é o desafio de encontrar um novo caminho, um caminho melhor. Em vez de amaldiçoar o trabalho que você não conseguiu ou a pessoa que não te contratou, repensar suas habilidades e encontrar outro local para sua utilização. Em vez de se esconder da vida, porque um relacionamento acabou e seu coração está partido, aprender algo sobre si mesmo do que aconteceu e saber que há alguém que precisa, exatamente, do que você tem a oferecer. Retrocessos temporários se tornam permanentes derrotas só se você permitir.

Não é a rejeição que determina o resultado. É a sua reação a ela!

Portanto erga a cabeça! O mundo te aguarda!

Tenha uma ótima semana!


2 comentários:

  1. Concordo! Quem não lida com a rejeição, vai sempre se pôr na condição de vítima e inculpar o outro, em qualquer tipo de relacionamento. O fundamental é o afetivo, que influenciará o aprendizado, o profissional, etcx.
    Acabo de ser agredida por uma *amiga* de tempos aqui da Net. Ela simplesmente não se gosta e tem raiva de quem se gosta. Tento sempre ajudá-la, mas às vezes me cansa, e eu dou-lhe! Com amor, mas dou-lhe! Aí, ela mostra quem é ainda, apesar da terapia e do blog lindo que ela montou e faz a maior propaganda e conta que quase matou a mãe, credo!!! E a foto, um brotinho! Se vissem como é! Tenho até medo de encontrá-la no real e levar um sova! Amei a sua postagem! Muito boa!
    *************

    Passa uma borboleta por diante de mim
    E pela primeira vez no Universo eu reparo
    Que as borboletas não têm cor nem movimento,
    Assim como as flores não têm perfume nem cor.
    A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
    No movimento da borboleta o movimento é que se move,
    O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
    A borboleta é apenas borboleta
    E a flor é apenas flor.

    Alberto Caeiro

    + Beijos, querido!
    Renata
    Não vim cumprimentá-lo antes porque a gripe chata me pegou de novo (chuva ontem à noite).

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Espero que vc consiga se entender com sua amiga...Os relacionamentos, normalmente, são complexos.
    Bjs!

    ResponderExcluir