14 de fevereiro de 2011

Como identificar líderes...


Para encontrar e

moldar líderes


Especialista dá dicas de como identificar um profissional de
futuro e o que fazer para adeqüá-lo às suas expectativas










Entrevista realizada com o Coach Julio Panzariello, diretor da empresa JS Treinamentos de Varejo, publicada na edição Nr 26 de Fevereiro de 2011, na Revista do MINASPETRO. Redação por Raíssa Maciel.



Sair do escritório e ir para a “pista”. Esse é o primeiro passo para o proprietário de um posto de combustíveis conhecer melhor o seu negócio e, conseqüentemente, seus funcionários. Só assim será possível identificar, por exemplo, um líder – aquele funcionário que merece investimento e um cargo melhor – e levá-lo a atuar de acordo com as metas da empresa. A dica é do Diretor da JS Treinamentos e especialista em lojas de conveniência de postos, Julio Panzariello.

Segundo ele, com disposição para conquistar qualidade, é possível encontrar líderes. Uma das formas de identificar potenciais líderes é estimular conversas sobre as expectativas do funcionário. “Se ele não almeja nada, pretende continuar onde está, já dá para saber que é alguém que não vai se esforçar muito. Mas se ele tem um plano, quer ser gerente, chefe de turno, isso é um tremendo indicativo de que talvez seja bom investir nessa pessoa”, afirma Panzariello.


A atuação do líder deve estar alinhada com as expectativas de resultado da empresa. Para que isso aconteça, de acordo com Panzariello, é preciso que a pessoa “vista a camisa”, goste de trabalhar no local. E neste ponto Julio Panzariello, que também é Professional Coach, chama a atenção para o fato da crescente frustração dos funcionários quanto ao seu ambiente de trabalho.



"Alguns caminhos são pagar salários melhores, comandar a empresa com uma postura mais tolerante e menos “linha dura”, aproximar-se das pessoas e deixar claras quais são as expectativas. Se o funcionário gosta de trabalhar naquele posto, ao ser chamado para substituir alguém que faltou, por exemplo, ele não vai reclamar, vai entender a necessidade do grupo e vai trabalhar bem”, ensina o especialista.

E completa: “É preciso entender que, para ter retorno, é preciso investir na capacitação da equipe”. Panzariello ainda aconselha aos empresários a adotarem a remuneração variável, quando os funcionários recebem participação nos lucros da empresa. “Se a pessoa sabe que também vai lucrar com o fato de a empresa atingir determinada meta, por exemplo, ela se esforçará mais”, observa.

Veja a reportagem original na Revista do Minaspetro (pág 13).




2 comentários:

  1. Boa entrevista Julio. Parabéns!
    Realmente quando o funcionário está ali apenas para cumprir horário e receber o salário no fim do mês, este funcionário não tem um futuro interessante na empresa. Ou este será demitido em breve ou por escolha própria irá permanecer pouco tempo no local. Já quando o funcionário "veste a camisa" da empresa, colabora para atingir as metas, se esforça para cumprir os prazos e entregar o projeto da melhor forma possível, sim, este é um funcionário que a empresa deve observar e tentar colocá-lo em melhor posto. Saber aproveitar o profissional que possui. Este funcionário será aquele que irá crescer junto com a empresa.

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  2. Olá Ertz!

    Muito obrigado pelos seus comentários! Eles estão alinhados com o discurso da entrevista.

    É muito importante que o Gestor saiba reconhecer os talentos da equipe e valorizá-los...

    Grande abraço!

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