21 de novembro de 2010

Coaching em Belo Horizonte...





Sunshine day para todos!

Hoje eu tenho dois propósitos aqui. O primeiro é agradecer ao Timpony pela organização que envolveu os mais novos Membros da Sociedade Brasileira de Coaching formados em outubro de 2010, em Belo Horizonte, através do Curso de Formação Personal & Professional Coaching.

O evento foi extremamente agradável, em meio a uma exposição de arte com quadros belíssimos e inspiradores. O céu azul e a tranqüilidade do local fez com que nos sentíssemos bastante a vontade e estivemos voltados para estratégias e dificuldades, a respeito da difusão do Coaching, em Belo Horizonte.

Hoje sabemos que nas praças do Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente, o assunto Coaching está bem mais disseminado. A Sociedade Brasileira de Coaching faz um belo trabalho em São Paulo. O seu Presidente Villela da Matta tem presença marcante em veículos de massa como programas de TV e Revistas.

Mas por aqui, BH, a situação é bem diferente. Veja o que constatamos em nosso encontro e que particularmente tenho ouvido em minhas apresentações e entrevistas sobre Coaching:

  • Coaching tem sido a designação dada por várias empresas ao acompanhamento que os Gestores fazem aos membros das suas equipes, no que concerne ao treinamento dos mesmos

E Coaching não é treinamento!


Eu tratarei deste assunto em post específico, mas fica claro que a mensagem que tem chegado ao nosso mercado não está correta e há profissionais que acham que estão fazendo Coaching, mas não estão.

Por tudo isso, entendo que estamos diante de um belo desafio e diante de uma maravilhosa oportunidade, de levarmos ao indivíduo, grupo ou empresa a mensagem do que realmente é Coaching e os resultados que poderiam obter através deste magnífico processo.

O segundo ponto do propósito deste post é parabenizar aos Coaches presentes no evento. Não apenas pelas suas elegantes posturas comportamentais, mas pelo tanto que se transformaram...

Você tem curiosidade de saber o que o coaching mudou em alguamas pessoas?

Aposto que sim!

Vamos lá...

Gilberto - Está mais jovial e falante do que nunca. Supermotivado. Com funcionário público chegou no curso apagado e falava pouco. Ontem, parecia um menino cheio de energia e querendo se apresentar ao mundo. Parabéns!

Claúdio - Está com uma postura firme e denota saber o que quer. Monopolizou os depoimentos! Está realizando um belo trabalho dentro da sua empresa. Parabéns!

Rafael - Está mais risonho e simpático. Com comentários inteligentes e supermotivado. Parabéns!

Marcelo - Está mais seguro e confiante. Apresentou um ar de muita positividade. Parabéns!

Yara. Ela rejuvenesceu! Estava mais jovial e alegre. Mais positiva do que nunca! Parabéns!

Mercia - Também pareceu mais jovem e emagreceu. Estava com um ar de felicidade e como Master Coach contribuiu com o grupo no desenvolvimento dos assuntos. Parabéns!

Jefferson - Está mais confiante e fez ótimas colocações. E também pareceu mais jovial. Parabéns!

Timpony - Parecia um garoto! Como Psicólogo e Psicoterapeuta apresentou um modelo de treinamento comportamental que aprendeu nos Estados Unidos e contribuiu bastante com suas experiências. Parabéns!

Enfim, estão todos de parabéns e agradeço muito por tê-los conhecido...

Aos que não puderam comparecer, segue o meu abraço e carinho todo especial.

Só mais um instante. Gostaria muito de contar com a ilustre colaboração de todos para responder a seguinte pergunta: "O Coaching pode rejuvenescer uma pessoa?"

Aguardo ansiosamente pelos seus comentários!

Ótima semana a todos!





10 comentários:

  1. Olá amigo Julio,
    se rejuvenecer é estar sempre aberto para novas idéias e levitar com a brisa suave da renovação, certamente o coaching pode realizar esta proeza. grande abraço para vc.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!

    Assistir a beleza da transformação é algo mágico e quando entendemos que isto faz parte da vida parece que tudo pode se transformar em realidade.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Júlio,

    Muito bom seu post sobre o encontro dos Coaches de BH. Como sabemos o coaching transforma e energiza as pessoas que, mais felizes e realizadas, deixam a curiosidade e espontaneidade de criança se manifestarem, novamente, em seus empreendimentos.

    Um grande abraço,
    Gilbertto Barrouin

    ResponderExcluir
  4. Valeu Gilberto!

    Você é a prova viva disto! Fiquei muito feliz de reencontrá-lo com todo este pique!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Júlio,

    Primeiro queria pedir desculpas por não ter comparecido. Fui a BH para o encontro mas tive um pequeno contratempo. Sobre se o coaching pode rejuvenescer uma pessoa o que tenho a comentar é que as possibilidades do coaching são imensas. Acho que aprendemos o segredo de operar milagres. Como acredito que os milagres estão dentro da própria pessoa, penso que o coaching não faz ninguém rejuvenescer, mas é o melhor método para extrair esses milagres, e o mais interessante é que é pela própria força de vontade de quem quer o milagre.

    Abraços a todos, e pode ter certeza de que no próximo vou nem que seja de maca(idéia do Timponi). Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Magnífico Hipólito!

    Você fez muita falta e adorei tudo o que escreveste.

    Mantenha a chama acesa!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Querido, muito bom ler suas palavras e dos demais! Minha satisfação por fazer parte deste grupo é enorme! Minha opinião sobre o Coaching é que o processo nos fornece o mapa correto... Stephen Covey faz uma brilhante analogia entre os mapas e os paradigmas. Imagina estarmos com um mapa de BH, tentando encontrar um lugar em SP? Aprendi com o coaching o seguinte: mudar comportamentos e atitudes é importante, mas o que é verdadeiramente essencial é ter o mapa correto! De posse dele, aí sim, a atitude fará toda a diferença! Beijos, abraços, saudades!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cynara!

    Pelo comentário percebi alto nível de motivação. Onde vocês vão parar hein?

    Acho que a Sociedade criou uns monstrinhos...

    Beijos e prosperidade!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal os comentários. Você é muito atencioso. Acho que o Coach pode rejuvenecer porque pessoas realizadas transmitem a sensação de serem mais novas.

    Abraço,

    Rafael Freitas

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado Rafael!

    E eu concordo plenamente com você! Valeu!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir