14 de fevereiro de 2010

Sobre educação e realização profissional...



"Educação formal vai lhe propiciar sustento; autodidatismo vai lhe trazer fortuna."

Jim Rohn
Escritor e Palestrante


Falando de L I D E R A N Ç A, há muitos daqueles que prosperam, a despeito de terem dado as costas à educação tradicional, tanto voluntariamente como por outras razões.

Sergey Brin e Larry Page abandonaram a Universidade Stanford para criar o Google.

Michael Dell abandonou seus estudos na Universidade do Texas para se concentrar em seu negócio de venda direta de computadores.

Nos tempos modernos, Jack Welch, ex-presidente da General Eletric, é conhecido por sua disposição em buscar conhecimento externo quando a situação demanda. Welch aumentou a capitalização de mercado da GE em mais de 400 bilhões de dólares durante seus vinte anos como presidente e CEO.

Isso foi possível graças a uma implacável perseguição por eficiência que lhe rendeu o título de Jack Neutron. Ele desmantelou a "hierarquia de nove níveis", vendeu negócios de performance baixa e reduziu a folha de pagamentos em 112 mil pessoas entre 1980 e 1985.

Welch reuniu algumas das melhores cabeças entre acadêmicos e consultores de negócios e eles desenvolveram um sistema chamado "Dar certo", que revolucionou a GE.



2 comentários:

  1. Penso que seria relevante verticalizar o tema "sobre educação e realização profissional". Os exemplos são muito pertinentes mas senti falta de uma abordagem mais aprofundada sobre esta questão do "mito" da educação formal. Será que existem pesquisas sobre o assunto? Estatísticas mais claras a respeito disso? Vou investigar...

    ResponderExcluir
  2. Brilhante comentário!
    Se puder me ajudar nesta pesquisa ficarei muito grato e farei novo post sobre o assunto que julgo de extrema importância...

    ResponderExcluir