2 de fevereiro de 2010

Equipe motivada faz a diferença...


A motivação é um importante passo para o sucesso da sua loja. Uma equipe satisfeita apresenta resultados muito superiores. É importante que se sintam respeitados e ouvidos, pois a partir daí desenvolvem uma relação de respeito e valorização quanto ao local de trabalho. Tornam-se parceiros da sua empresa.

Crie um ambiente positivo e preocupe-se com o bem estar dos seus funcionários. Por isso, é muito importante ter banheiros e refeitório sempre limpos e organizados.

Crie desafios e implante um bom plano de incentivos com metas a serem atingidas.

E é claro mantenha os profissionais sempre treinados e mostre claramente o que você espera de cada um deles.

Estas simples ações aumentam o comprometimento da equipe, além de aumentar o faturamento bruto da sua loja. Outros aspectos positivos são que você certamente diminuirá a rotatividade de funcionários e a perda de estoque, todas duas onerosas demais para a sua empresa.

Pense nisso e mãos a obra!

Julio Panzariello
Sócio da empresa JS Treinamentos de Varejo.

2 comentários:

  1. Concordo com você Júlio, mas quando se trata de empresa onde existe um produto final material, esse resultado rápido, evidente, em tempo previamente estabelecido,juntamente com a motivação dada pela própria empresa aos seus funcionários é praticamente 100% eficiente.
    Mas... quando se trata de um resultado que envolve pessoas, nem sempre essa motivação é tão eficaz. Explicando: o produto do trabalho é inesperado, inusitado, às vezes frustrante e aí, mesmo com a equipe toda motivada, trabalho sendo feito pra isso... nem sempre a gente, como coordenador, consegue fazer com que o funcionário fique satisfeito.
    Sou coordenadora pedagógica e minha luta o ano inteiro é essa: manter motivadas minhas professoras. Mas rapaz... nem te conto como é difícil. Ainda mais se trabalhando em escola de alunos espciais, deficiente moderados e severos. Espera-se anos pra se conseguir o resultado. Claro que é uma festa o dia que conseguimos que um aluno por exemplo, consiga bater palmas.... a escola se mobiliza em festejar. Por isso, acredito que essa motivação é a maior de todas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flavina,
    O desafio da motivação na sua área é bastante específico e isso requer uma abordagem de motivação totalmente diferente da que apresentei aqui. Contudo, quando a equipe se sente parte do objetivo e no seu caso ele é meio altruísta, sugiro "staff meetings" com a equipe onde sejam propostos desafios para se identificar os melhores resultados apresentados dentre os membros. Isso pode suscitar a criatividade do grupo e criar novos estímulos no seu dia a dia.
    Espero poder contribuir...
    Beijos.

    ResponderExcluir