5 de fevereiro de 2010

Invictus! A força do líder...

Morgan Freeman, como Nelson Mandela, e Matt Damon no filme de Clint Eastwood

Here in Brazil, o relógio marca 00:30 e acabei de chegar do cinema. Fui ver o filme Invictus, de Clint Eastwood. Diga-se de passagem um filmaço!

Matt Damon interpreta um capitão do desacreditado time de rúbgi sul-africano e se chama François. E em conformidade com os vários casos de superação que venho descrevendo aqui neste blog, o filme mostra que com raça, dedicação e treinamento tudo é possível.

Este é justamente o tema de "Invictus", onde é citado o poema de William Ernest Henley que ajudou Mandela a superar quase 30 anos de prisão e que também serviu de inspiração para o jogador. Não podia ser mais claro. O poema diz:

Não importa o quão estreito seja o portão,
quão repleta de castigos seja a sentença,
eu sou o dono do meu destino,
eu sou o capitão da minha alma

"William Ernst Henley (1849-1903)

Em outras palavras, nós estamos no poder o tempo todo. O leme das nossas vidas está em nossas mãos. A postagem anterior escrita por minha Coach Mary Morrissey trata muito bem disso.

E isto não é de forma alguma um ideal utópico, totalmente inalcançável. Isso é algo que muitas pessoas já demonstraram ser acessível a todos os seres deste planeta. A lista daqueles que suportaram enorme sofrimento e grande dificuldade em suas vidas e ainda mantêm uma atitude pacífica de não-condenação, de não-ataque faz parte da história e é longa demais para ser descrita aqui.

Elas são pessoas comuns, exatamente como eu e você. Contudo, elas mantiveram seu equilíbrio diante da dor física, ao dano emocional e material, à derrota pessoal e profissional e até mesmo à traição. E o Nelson Mandela é mais um bom exemplo.

Estas pessoas possuem uma energia mágica dentro delas, que muitos chamam de fé inabalável e de alguma forma elas se recuperam e encontram a coragem dentro de si mesmas para continuar seguindo em frente, em meio aos acontecimentos com os quais foram confrontadas.

Eu me sinto profundamente tocado com estes exemplos de superação e tenho certeza que eles servem para nos inspirar.

Para encerrar este post, deixo uma oração que li em um livro do Escritor Neale Donald Walsch, o qual guardo profundo respeito e admiração, pois ele pertence a tal lista que mencionei logo acima...

Querido Deus, hoje lhe agradeço por aquilo que está em meu mundo e em minha vida. Meu coração é confortado pela idéia de que ainda verei a dor transformar-se em alegria, o pesar em satisfação e até mesmo a morte em vida eterna.

Muita luz e paz para ti e ótimo final de semana!

Namastê!

Veja um trailer do filme...


4 comentários:

  1. Muito bom esse post hein? Já tinha ouvido falar no filme e vi a matéria no Fantástico de Domingo passado. Vou assistir depois desta indicação.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Kenia!
    Quanto ao filme posso dizer que é imperdível!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Espero ainda ter ocasião de ver este filme.
    obrigado por o divulgar.
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  4. Gaspar, não deixe de ver, pois vale a pena.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir