O varejo brasileiro terá papel importante no crescimento da economia neste ano. Sem muito esforço, comerciantes tradicionais deverão ter resultados satisfatórios de venda. Com inovação, poderão agregar valor à própria marca e, assim, fidelizar clientes. Essa é a conclusão dos palestrantes que participaram anteontem do seminário sobre tendências do varejo em 2010, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a partir do que vivenciaram na 99ª edição da National Retail Federation (NRF), a maior convenção de varejo do mundo. O encontro foi realizada no mês passado, em Nova York.
"Inovar é o caminho para crescer e permanecer no mercado. E isso vale tanto nos países que ainda sentem os efeitos da crise e a consequente retração das vendas, quanto aqui no Brasil, que tem boas perspectivas para 2010", disse Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Segundo ele, o consumidor atual dá preferência para lojas que entregam algo além do produto. "É preciso agregar algum valor ao item, seja em forma de atendimento ou mesmo no pós-venda, pois é isso que vai diferenciar o bom varejista em um mercado de concorrência crescente", disse.
Consultor Edmour Saiani: metade das perdas de venda acontecem por falta de atenção com o consumidor.
O Consultor Edmour Saiani, sócio da Ponto de Referência, afirmou que o atendimento terá papel diferencial na briga por clientes. Por isso mesmo, ele acredita que mais importante do que treinar, é contratar. "O vendedor precisa se comprometer com os valores da empresa e gostar do que faz, pois acaba passando esses sentimentos para o cliente, que se torna fiel na medida em que é bem atendido", disse.
Fonte: Portal Abras
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