A motivação é um importante passo para o sucesso da sua loja. Uma equipe satisfeita apresenta resultados muito superiores. É importante que se sintam respeitados e ouvidos, pois a partir daí desenvolvem uma relação de respeito e valorização quanto ao local de trabalho. Tornam-se parceiros da sua empresa.
Crie um ambiente positivo e preocupe-se com o bem estar dos seus funcionários. Por isso, é muito importante ter banheiros e refeitório sempre limpos e organizados.
Crie desafios e implante um bom plano de incentivos com metas a serem atingidas.
E é claro mantenha os profissionais sempre treinados e mostre claramente o que você espera de cada um deles.
Estas simples ações aumentam o comprometimento da equipe, além de aumentar o faturamento bruto da sua loja. Outros aspectos positivos são que você certamente diminuirá a rotatividade de funcionários e a perda de estoque, todas duas onerosas demais para a sua empresa.
Pense nisso e mãos a obra!
Julio Panzariello
Sócio da empresa JS Treinamentos de Varejo.
Concordo com você Júlio, mas quando se trata de empresa onde existe um produto final material, esse resultado rápido, evidente, em tempo previamente estabelecido,juntamente com a motivação dada pela própria empresa aos seus funcionários é praticamente 100% eficiente.
ResponderExcluirMas... quando se trata de um resultado que envolve pessoas, nem sempre essa motivação é tão eficaz. Explicando: o produto do trabalho é inesperado, inusitado, às vezes frustrante e aí, mesmo com a equipe toda motivada, trabalho sendo feito pra isso... nem sempre a gente, como coordenador, consegue fazer com que o funcionário fique satisfeito.
Sou coordenadora pedagógica e minha luta o ano inteiro é essa: manter motivadas minhas professoras. Mas rapaz... nem te conto como é difícil. Ainda mais se trabalhando em escola de alunos espciais, deficiente moderados e severos. Espera-se anos pra se conseguir o resultado. Claro que é uma festa o dia que conseguimos que um aluno por exemplo, consiga bater palmas.... a escola se mobiliza em festejar. Por isso, acredito que essa motivação é a maior de todas.
Beijos
Flavina,
ResponderExcluirO desafio da motivação na sua área é bastante específico e isso requer uma abordagem de motivação totalmente diferente da que apresentei aqui. Contudo, quando a equipe se sente parte do objetivo e no seu caso ele é meio altruísta, sugiro "staff meetings" com a equipe onde sejam propostos desafios para se identificar os melhores resultados apresentados dentre os membros. Isso pode suscitar a criatividade do grupo e criar novos estímulos no seu dia a dia.
Espero poder contribuir...
Beijos.