6 de julho de 2010

The importance of a decision...






Segundo Napoleon Hill, famoso escritor e palestrante, a análise apurada da vida de mais de 25 mil homens e mulheres, que haviam experimentado algum tipo de fracasso, apontou para o fato de que a FALTA DE DECISÃO estava perto do topo da lista das 30 principais causas de fracassos.

O hábito de adiar as tarefas, conhecido como PROCRASTINAÇÃO, é o oposto da DECISÃO e um inimigo muito comum. Praticamente todas as pessoas precisam trabalhar este aspecto.

Hill adverte que, em geral, as pessoas, que não conseguem acumular dinheiro suficiente para cobrir as próprias necessidades, deixam-se influenciar pela opinião dos outros permitindo que, meios de comunicação (os "Big Brother"da vida, Novelas da Globo...) e fofocas da vida alheia, pensem por elas. Se as opiniões tivessem mesmo valor elas seriam vendidas e não doadas aos quatro ventos. Todo mundo têm um punhado delas para oferecer a todo o momento.

Se você se deixar influenciar pelas opiniões alheias, ao tomar uma DECISÃO, jamais terá sucesso em qualquer empreitada, inclusive na transformação do seu sonho em realidade. Quando somos influenciados pela opinião alheia, modificamos os nossos DESEJOS.

Escolha, criteriosamente, com quem vai dividir o seu propósito. Escolha alguém com CONHECIMENTO e SIMPATIA pelo que você pretende fazer. Tem que haver HARMONIA. Tome como exemplo um casal que discute o tempo todo e na frente dos outros. Ficam os dois tentando se justificar alegando que um está certo e o outro não. Quando não há harmonia é perda de tempo, pois não se chega a lugar algum.

Amigos íntimos e parentes, embora não pretendam, freqüentemente, prejudicam emitindo opiniões ou ridicularizando-o, sob uma capa de humor. Milhares de homens e mulheres carregam pela vida complexos de inferioridade, porque tiveram a autoconfiança dilacerada por uma pessoa bem-intencionada, mas ignorante.

É característica daqueles que têm apenas um conhecimento superficial, de fachada, tentarem impressionar, aparentando saber muito mais. Em geral, falam MUITO e não tem paciência para OUVIR. Quem muito fala pouco realiza. Cultive o hábito de ouvir mais e assim estará diante de uma bela OPORTUNIDADE de adquirir novos e úteis conhecimentos.

A INDECISÃO é um hábito que, na maioria das vezes, começa na juventude e permanece por muitos anos, durante o colégio e até mesmo na faculdade, quando não há certeza do que se quer fazer. Uma das deficiências do nosso sistema educacional é o fato de não ensinar, nem incentivar, o hábito de TOMAR DECISÕES. Seria interessante se, ao invés de transmitir uma série de conhecimentos inúteis, eles ensinassem, aos seus alunos, o HÁBITO DE DECIDIR, através de estruturadas dinâmicas de grupo com acompanhamento de desempenho. Seria uma maneira de melhor prepará-los para o mercado de trabalho.

O hábito da INDECISÃO acompanha o cidadão até a vida profissional. Em geral, o jovem recém-formado aceita o primeiro trabalho que encontra, porque está acostumado à INDECISÃO. Hoje em dia, de cada 100 assalariados, 98 aceitaram um emprego por falta de uma certeza ou PLANEJAMENTO do que realmente queriam fazer de suas vidas. Isto é bastante preocupante, mas explica porque temos tanta gente doente e insatisfeita. Explica porque tantas pessoas fazem terapia. Perdão se ofendi alguém, mas é a pura verdade. A doença, a infelicidade e transtorno são os sintomas aparentes. São apenas a ponta do iceberg.

A CERTEZA DE UMA DECISÃO sempre exige coragem, às vezes muita coragem. Aqueles que tomam DECISÕES com firmeza e rapidez sabem o que querem e, geralmente, o conseguem. O líderes de todos os setores DECIDEM firme e rapidamente, por isso são líderes.

E o mundo costuma abrir espaço para quem demonstra, com palavras e atitudes, que sabe aonde vai.

Think about it and TAKE A DECISION!





2 comentários:

  1. Querido pai,
    A seu pedido li o texto e vou tentar aplicá-lo em minha vida. Te adoro!
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Querido Gabriel,

    Eu tenho alegria multiplicada quando vejo suas postagens...E mais, saiba que é muito importante se impregnar deste conceito de praticar algo que não estamos acostumados a fazer. Os seus resultados serão superiores aos resultados daqueles que não praticam. Não se trata de uma grande mudança, mas de uma pequena que produzirá enorme diferença. Leia os passos diários que te enviei e continuarás o caminho de superação.

    Fique com Deus amado filho!

    ResponderExcluir