15 de junho de 2010

Disputa acirrada...






A joint venture entre Cosan e Shell, que cria uma empresa com faturamento em torno de R$ 50 bilhões no país, já está pronta para brigar pela vice-liderança no cobiçado mercado de combustíveis do Brasil.

Dados obtidos pelo Jornal Valor Econômico mostram que a joint venture ficou em segundo lugar no ranking em abril, com 19,1% de participação em todos os mercados de combustíveis (diesel, gasolina,etanol, aviação e GNV), enquanto o grupo Ultra (Ipiranga e Texaco) ficou com 18,9%.

Realmente é briga de "cachorro grande", mas acredito que esta recém criada joint venture focará esforços no sentido de firmar seu posicionamento como segunda colocada. Afinal de contas, esta é a estratégia defendida mundialmente pela Shell.



4 comentários:

  1. Prezado Julio Panzariello,

    De fato, para derrubar o poderio criado pelo grupo ULTRA, a SHELL tinha que buscar um parceiro nacional, objetivando sinergias que não possui na sua estrutura. A COSAN irá contribuir significativamente nos custos da distribuição de álcool anidro e hidratado da SHELL. Em contrapartida, a COSAN tem mais um canal de venda do seu Etanol. Mas tenho uma pergunta, somando o share da IPIRANGA e da SHELL/COSAN, não dá ainda 45% do total, a BR está com quanto?
    A propósito, seu bloq está SENSACIONAL, com um ar muito POSITIVISTA. Obrigado, RFS

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ricardo,

    A BR Distribuidora continua líder absoluta, com 36,7% do market share brasileiro, de acordo com o Valor Econômico.

    Muito obrigado pelos comentários e venha sempre enriquecer o nosso espaço.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sua resposta indica que, então, quase 1/4 do mercado está com "bandeiras brancas". É algo para se pensar !!!
    SDS

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! E este deve ser o cominho estratégico para aumento do market share.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir