14 de março de 2011

Poder e relacionamentos...





Ninguém deve se enganar quanto ao funcionamento do poder...

Se eu pedir ao meu amado filho Gabriel para levar o lixo até a calçada ou a um subordinado para me apresentar o relatório de despesas, num tom de ameaça, é muito provável que a tarefa seja executada bem rapidamente.

O poder funciona!

Por um bom tempo, é possível conseguir as coisas na base da imposição. Mas há um lado negativo nisso tudo e ele não é pequeno.

Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis.

Baseado na minha experiência como Consultor de Empresas, pude perceber este conflito entre membros de uma mesma equipe e o resultado é violência, sabotagem, alta rotatividade, baixa produtividade, moral baixa...tem de tudo.

O militarismo se utiliza do seguinte mecanismo com muita eficiência. O recruta é internado num campo de treinamento durante um curto período de tempo. Lá ele é comandado por um sargento bastante agressivo e dominador. O truque é, depois do tratamento de choque, tranferí-lo para um pelotão comandado por um líder generoso.

A razão é simples: o poder, ao longo do tempo, começa a deteriorar os relacionamentos.

Pense nisso na próxima vez que conversar com seu filho ou tiver que abordar um funcionário da sua empresa.

Tenha uma ótima semana e aproveite as oportunidades!

Até mais...




4 comentários:

  1. Prezado Julio, boa tarde!

    Fantástico, Júlio! O ditado "Manda quem pode e obedece quem tem juízo" nunca me agradou e, por isso, sou fã do lider generoso. Realmente, quando as coisas são impostas, sem nenhum tipo de explicação, a resistência é uma consequência natural.

    Um abração,

    Gilbertto Barrouin.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Coach!

    Este ditado, muito bem colocado por ti, vem sendo passado de geração para geração e explica um pouco do por que temos tantas pessoas vivendo uma vida de desespero e frustração. Há muita insatisfação por aí. Dentro das empresas, dentro das residências e por aí vai.

    E para completar há paradigmas por todo lado...

    Prezado, eu estou muito feliz e grato por poder contribuir com a vida das pessoas e empresas e estou ciente que teremos muito serviço pela frente...

    Muito obrigado a você pela nobre participação.

    ResponderExcluir
  3. Olá Júlio!
    Lembrei-me lendo seu post do que o Stephen Covey fala sobre isso. As pessoas precisam ver sentido no que fazem e fazer porque entendem os motivos e se sentem apoiadas... Um verdadeiro líder é aquele que consegue fazer com que o seu sonho seja o sonho dos outros também. Mas sem imposição, com integridade e humildade. Parabéns por mais este post e sucesso sempre! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Dear Coach!

    É uma honra recebê-la aqui. Adoro sua simplicidade e objetividade sempre lastreada por bibliografia consistente.

    Vocês enriquecem tudo o que escrevo com sua sabedoria.

    Muito obrigado querida!

    ResponderExcluir