28 de maio de 2010

Prepare-se para a Copa do Mundo...



Entrevista realizada com o Consultor Julio Panzariello, sócio-diretor da empresa JS Treinamentos de Varejo e publicada na edição de Maio da Revista da FECOMBUSTÍVEIS (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes).





Prepare-se para a Copa do Mundo!


A Copa do Mundo de futebol deve produzir impactos na economia como um todo, o que indica uma sensível movimentação do varejo brasileiro. E, portanto, os empresários devem estar preparados para o clima esportivo que, certamente, contaminará o povo brasileiro.

Afinal, os brasileiros são apaixonados por futebol e esta tradição deve incrementar o consumo já nos meses próximos à realização da Copa. Os consumidores buscam materiais esportivos, vestuário, televisores, computadores, rádios, entre outros. E, nos dias de jogo do Brasil, é também intensa a procura por bares e restaurantes.

Neste contexto, surge enorme oportunidade para que os proprietários de lojas de conveniência invistam no seu negócio, usando criatividade e inovação como diferenciais. O momento exige atenção voltada para quatro aspectos importantes da loja de conveniência: mix de produtos, planograma, abastecimento e atendimento ao público.

No que se refere à mix de produtos e planograma, sugiro o uso de embalagens atrativas e adequação visual, com foco no tema da Copa do Mundo. Invista, moderadamente, na compra de produtos alusivos à Copa, como bonés e brinquedos, pois não costumam ter muita saída. Organize pilhas promocionais em pontos estratégicos; faça uso farto de material de merchandasing padronizado; sinalize as promoções e promova sorteios de produtos (solicite apoio de fornecedores) que estimulem a entrada do cliente na loja. Uma boa dica de ação promocional seria um “Abasteça X litros + R$ X,XX = uma bola oficial da Copa”.

Com relação ao abastecimento, aumente consideravelmente o tamanho da compra de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas, tabacaria e produtos da área de fast-food. Lembre-se de que muitos clientes estarão experimentando a loja pela primeira vez e a sua expectativa é por uma oferta completa de produtos, o que não condiz com a realidade das lojas aqui no Brasil. Em regra, temos lojas muito pequenas, com reduzida oferta de produtos, principalmente no que se refere ao food service. Portanto, deveremos buscar alternativas de lanches rápidos, que atendam aos clientes que frequentam ou poderiam frequentar o seu estabelecimento. Para incrementar, recomendo o uso de pizzas, sanduíches de microondas e biscoitos aperitivos.

Quanto ao atendimento, é imperiosa a necessidade de uma equipe capacitada para realizar um bom atendimento. Afinal de contas, esta será a expectativa de muitos brasileiros que procurarão por este tipo de estabelecimento. Infelizmente, temos observado uma enorme carência de mão-de-obra qualificada, fato que vem resultando em atendimento de baixa qualidade. Por isso, é fundamental que se invista em treinamento especializado. Uma equipe qualificada potencializa a atividade de vendas através de abordagens consistentes, pelo conhecimento dos produtos e promoções da loja e pelo uso das técnicas de vendas.

Por fim, ressalto que a obtenção do sucesso estará diretamente relacionada às iniciativas de promoção do PDV (ponto de vendas), à prática de preços justos e aos investimentos na ampliação do seu nível de estoque. Entretanto, o ponto mais importante, sem dúvida, será a qualificação das equipes de vendas com o objetivo de prepará-las para um atendimento mais eficiente. Precisamos de vendedores treinados para surpreender os clientes e não assustá-los. Diferentes pesquisas ratificam que a atenção ao cliente é o ponto nevrálgico de um negócio. Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Portanto, a maneira como a sua equipe atende o cliente pode ser a diferença entre obter sucesso ou fracassar, mesmo equipada das melhores estratégias de marketing e diante das grandes oportunidades, como a da Copa do Mundo.


Boa sorte e bons negócios!


Julio S. Panzariello



25 de maio de 2010

Você é o Mestre...





Você é "mestre do seu destino,
Capitão da sua alma" porque...


Quando o poeta inglês William Henley escreveu estes proféticos versos deveria ter-nos informado que somos os mestres do nosso destino, os capitães da nossa alma, porque temos o poder de controlar nossos pensamentos.

Se o poeta nos tivesse dito essa grande verdade, saberíamos PORQUE somos mestres do nosso destino, capitães da nossa alma. Ele deveria ter-nos contado, com grande ênfase que esse poder não procura diferenciar os pensamentos destrutivos dos pensamentos construtivos e que ele tanto nos impele a traduzir em realidade física pensamentos de pobreza quanto nos influencia a agir com base em pensamentos de riqueza.

Portanto, todo o poder está em nossas mãos e nós somos os protagonistas deste lindo filme. Se redigirmos com carinho o roteiro teremos uma vida de prosperidade, riqueza e saúde.

Pense nisso e aprecie cada segundo desta maravilhosa experiência chamada vida...




24 de maio de 2010

Ambiente de trabalho...





Quando você não gosta do que faz, ir para o trabalho, todos os dias, pode ser um desafio. Seu problema pode ser a influência de um mau gestor, que mantém a equipe sob pressão ou você pode estar ressentido sobre algum tipo de corte de benefício. Ou então, todo o ambiente onde você trabalha pode estar, simplesmente, contaminado. Normalmente, você precisa do emprego para poder pagar as suas contas no final do mês ou talvez você esteja apenas aguardando uma melhor oportunidade no mercado de trabalho. Seja lá qual for a razão que esteja deixando-o descontente, você precisa manter o seu profissionalismo e evitar uma atitude de auto-sabotagem.


O que dizem os especialistas


Timothy Butler, diretor de Programas de Desenvolvimento de Carreira na Harvard Business School, acredita que há algo elementar sobre a declaração: "Eu sou infeliz no trabalho." Butler, cuja pesquisa concentra-se sobre a estrutura de personalidade e satisfação no trabalho, diz que para entender a sua infelicidade, você precisa se voltar para esta infelicidade e não tentar resolver as coisas demasiadamente depressa. "A natureza existencial da infelicidade é um alerta", diz Butler. "Há uma parte de si que não está sendo ouvida e quer sua atenção. Esse é o problema. "

Tammy Erickson, perito em assuntos de trabalho e escritor informa que se você não estiver satisfeito, veja se você pode fazer alguma atividade que goste, um curso ou encontrar uma maneira de ser mais criativo no seu próprio local de trabalho.

Os sinais indicam que você precisa agir


Talvez você já tenha ouvido falar de alguém que estava tão infeliz que explodiu com um colega ou chefe. Perder o controle no local de trabalho não ajuda a ninguém e pode ter repercussões tanto em seu trabalho atual quanto no futuro, pois você nunca sabe quando vai trabalhar com um de seus colegas atuais novamente. Indicações que você precisa de fazer algo incluem sinais como: ficar distraído, preguiçoso, zangado ou irritado, não dormir bem ou dormir excessivamente, aumentar o consumo de bebida alcoólica ou comida para confortar a si mesmo, além de não se sentir animado para fazer atividade física. Cuidado, pois tudo isso pode indicar o início de uma depressão.



Aqui seguem algumas dicas que te ajudarão a se libertar da sua condição atual:

1. Encare a realidade de frente


Nenhum problema é grande o bastante para que não possa ser resolvido. Não o superestime. Diga a si mesmo todos os dias: Aqui é apenas onde eu estou e não para onde estou indo, daqui a um determinado período de tempo. Você tem mais controle sobre como você pensa do que imagina. A chave para um futuro próspero e feliz se encontra no presente e na qualidade dos seus pensamentos. Fuja de pessoas pessimistas e negativas.


2. Desenvolva um plano


Seja proativo. Take action! Pratique um brainstorm com amigos confiáveis. Se há algo que você gostaria de mudar, ouça com humildade a opinião deles. Lembre-se de que você não é perfeito. Procure detalhar ao máximo este seu plano e estableça datas para conclusão do mesmo. Faça correções quando necessário e não deixe de lê-lo pelo menos uma vez por dia.


3. Foque no positivo.


Caso você esteja decido a mudar de emprego, até o momento da sua saída, enqüanto isso não acontece, faça uma lista de tudo o que você gosta no seu ambiente de trabalho atual. Pode ser a localização próxima a sua casa, o pagamento em dia, o plano de saúde, a remuneração variável, enfim tudo aquilo que possa te trazer alívio e acalmá-lo.


Dicas para anotar na agenda ou colar na geladeira:

Eu vou:


  • Diferenciar entre o que posso mudar e o que não posso.
  • Assumir a responsabilidade por fazer a mudança.
  • Concentrar-me em fazer o melhor de uma situação ruim.

Eu não vou:


  • Supor que nada vai mudar.
  • Permitir que os pensamentos negativos invadam a minha mente.
  • Recusar ajuda.



"Os verdadeiros vencedores na vida são as pessoas que olham para cada situação com uma expectativa de que eles podem fazer o trabalho ou torná-lo melhor."

Barbara Pletcher





17 de maio de 2010

Persistência...





"When I thought I couldn't go on, I forced myself to keep going. My success is based on persistence, not luck."

Estee Lauder - Entrepreneur



"Quando eu pensava que eu não poderia ir mais, eu me forcei a continuar. Meu sucesso é baseado na persistência e não na sorte."

Estee Lauder - Empresária



15 de maio de 2010

A maneira de ver as coisas...


Dr. Wayne Dyer nasceu, em Detroit, em 10 de maio de 1940




Wayne Dyer é psicoterapeuta e tem doutorado na área de educação. É autor e co-autor de diversos livros, além de conferencista famoso nos Estados Unidos da América.


Dyer adverte constantemente sobre a importância dos nossos pensamentos e a maneira de ver as coisas. Para ele, quando você muda os seus pensamentos, você muda a sua vida, ou seja:



"Quando você muda a maneira de olhar as coisas, as coisas que você olha mudam".



Eu acho esta perspectiva maravilhosa, pois coloca o rumo da vida, literalmente, em nossas mãos. Contudo, há um porém. A afirmação acima, apesar de aparentemente simples, é bastante complexa. Para que funcione, nosso condicionamento mental e emocional deve ser alterado em primeiro lugar. E isso requer trabalho, coragem e dedicação.


Pense nisso!




11 de maio de 2010

Nunca desista...






Este é o décimo e último passo para o sucesso de acordo com Donald Trump. Neste passo ele enfatiza muito para que você nunca desista e diz que a única maneira de você fracassar é desistindo. Para Trump, somente os perdedores desistem. Donald Trump alega que os maiores fracassados do mundo são aqueles que desistem de seu objetivo. Para o empresário, os ganhadores continuam e não se intimidam com os problemas que surgem pelo caminho. Eles não param e seguem adiante. Trump ainda afirma que seu pai sempre o recomendou para nunca desistir, nunca se render!!!










Para mim este é o passo que complementa todos os outros, pois sem esta vontade de vencer e conquistar você jamais alcançará os seus sonhos. "Pensar Grande" significa não temer a adversidade cotidiana do mundo dos negócios, manter uma atitude mental positiva identificando oportunidades no seu caminho e adaptar-se constantemente.











Para tanto, você precisa ser forte e acreditar muito na sua capacidade de realização e superação. Tem de estar disposto a correr riscos e dificuldades. Realmente não é para qualquer um. A grande maioria das pessoas necessita de uma suposta estabilidade para poder viver e isso as satisfaz. Para quem pensa grande não. Para quem pensa grande os objetivos de realização são amplos demais e estabilidade não combina com nada disso, muito pelo contrário, o que se quer é não ter limites, pois acredita-se que tudo pode ser feito.











" O sucesso parece ser grandemente uma questão de continuar
quando outros já abriram mão."
William Feather, Escritor




O mais interessante disso tudo é que o caminhar dos empreendedores é visto por muitos como fracasso, ou até mesmo com ironia, momentos antes do sucesso. Foi o que aconteceu com a escritora J.K. Rowling ao ser rejeitada por doze editores antes de se tornar conhecida. Se ela tivesse levado a sério as críticas e rejeições, o mundo inteiro não teria conhecido Harry Potter.






J.K. Rowling




"O sucesso parece estar conectado à ação. Pessoas bem-sucedidas mantêm-se em movimento. Elas cometem erros, mas não desistem." Conrad Hilton, Empresário




O mesmo se deu com Walt Disney que, para quem não sabe, teve o seu pedido de financiamento recusado por 321 bancos, antes de construir a Disneylândia. Graças a sua determinação e empreendedorismo, Disney tornou a vida de milhões de pessoas, ao redor do mundo, um pouco mais alegre.




"Quem desiste nunca vence e quem vence nunca desiste."






Donald Trump, Empresário





Espero que tenham gostado dos dez passos para o sucesso de Donald Trump e não se preocupem em agradar ou convencer a todos. Esteja você convencido e comprometido com seus próprios desejos e objetivos que o sucesso será uma questão de tempo. Muito obrigado pelos comentários e para não perder o hábito, pense nisso por 5 minutos. Até a próxima!




10 de maio de 2010

Você precisa mudar...





"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior."

Dalai Lama


8 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!




Ofereço esta linda paisagem a todas as mães deste planeta. Afinal de contas vocês merecem.


Parabéns pelo seu dia!



7 de maio de 2010

Seja inteligente...




Neste nono passo Donald Trump fala sobre ser inteligente. Na opinião de Trump ser inteligente não significa que você tenha que aprender algo, mas será necessário uma habilidade de caminhar com o conhecimento que tem para obter o sucesso.

Trump diz que o sucesso é muito importante e você deve perseguí-lo. Ele pede que você acredite no sucesso e assim será mais feliz. O famoso empresário também se diz convencido de que todos nós temos algo de valioso para oferecer e se soubermos utilizar este nosso talento chegaremos ao sucesso.

Em outras palavras, você deve descobrir por si só aquilo o que te faz diferente dos demais. E saiba que muitas pessoas passam pela vida sem descobrí-lo. Segundo o médico e escritor Deepak Chopra há sete Leis Espirituais para o Sucesso. A sétima é chamada de Lei do Darma ou do Propósito de Vida. Esta lei retrata exatamente o que foi dito, ou seja, que todo mundo tem um talento único e que deve ser descoberto. Esta lei também diz que quando esse dom beneficia os outros, chega-se a exultação do espírito que é o objetivo supremo da vida.


Então vamos lá. Pense nisso por 5 minutos! Cuide-se e busque a sua felicidade!



6 de maio de 2010

Veja-se como um vitorioso...

Usain Bolt: fé convicta na vitória



Neste oitavo passo Donald Trump afirma que vê os problemas como desafios, que ele encontra e resolve. Trump enfatiza que não importa o que você faça, pois certamente encontrará problemas. Na sua concepção, ver os problemas como desafios e saber que pode lidar com eles, lhe traz uma boa perspectiva.

Quando se trata de negócios, Trump mantém uma mentalização positiva de que sairá vitorioso da negociação. E ele finaliza afirmando que já teve vitórias suficientes para saber que esta atitude realmente funciona.

Somente para contribuir, acredito que uma atitude mental positiva é a chave do sucesso, tanto na vida profissional quanto na pessoal. A expectativa positiva é uma emoção muito mais poderosa do que a esperança, pois pressupõe que você sairá vitorioso.

Normalmente, as pessoas pensam que só conseguem realizar grandes coisas na vida através de trabalhos árduos, sofridos e com muita luta. Não é o trabalho árduo que fatalmente leva ao sucesso. O mundo está cheio de gente que se arrebenta de trabalhar e ao fim da vida, os resultados não são lá muito satisfatórios. Sofrem de diversas doenças e profunda insatisfação pelo seu estilo de vida.

Talvez, nós possamos dividir a história da humanidade em três eras distintas: a primeira foi a do trabalho braçal. A segunda tem siso a era intelectual. A próxima, provavelmente, será a era mental. Estamos descobrindo que a mente é a força capaz de revolucionar a vida de qualquer pessoa, independente da idade, sexo, cor ou raça.


"O pensamento positivo, que produz a ação e acompanha a ação, esse é a força propulsora das realizações. Pensar é poder. O pensamento é capaz de produzir saúde, paz, amor, riqueza, o sucesso dos negócios, enfim tudo." Lauro Trevisan


Estamos chegando ao fim e espero que você esteja refletindo sobre todos estes passos, pois uma vez bem aplicados podem materializar resultados surpreendentes. Então pense nisto por 5 minutos e boa sorte!



3 de maio de 2010

Ame o que faz...

Bill Gates e Warren Buffet - CEO´s da Microsoft e Berkshire Hathaway



O sétimo passo fala a respeito de paixão. Donald Trump afirma que você deve estar apaixonado pelo que faz, se quiser ter sucesso. Ele conta algo que seu pai disse e ele considera, absolutamente, verdadeiro. O pai de Trump dizia: "Eu posso trabalhar 7 dias na semana, pois não parece trabalho, porque eu amo o que faço." Trump recomenda que se você não gosta do que faz, deve procurar outra coisa para fazer ou faça algo do que gosta, pelo menos em tempo parcial, até que possa um dia, fazê-lo em tempo integral.

Trump adverte: "Você nuca terá sucesso, felicidade e alegria se você não ama o que faz." Ele pede para você pensar bastante sobre isso. E dá um exemplo, caso você se sinta frustrado, dizendo que há duas maneiras de se observar esta situação. Para ele frustração pode significar que você tem expectativas muito altas a respeito de algo ou pode ser uma indicação de que você deveria ou poderia estar fazendo mais.

Donald Trump recomenda que você use a frustração como um motivador para te levar aonde você quer estar, ao invés de te deixar onde você não quer ficar. Mas, segundo o empresário, o mais importante é que você esteja apaixonado, pois este é o melhor caminho para o sucesso, independente de qual seja o seu interesse.

O que Trump nos contou neste passo é nada mais, nada menos do que o segredo para uma vida cheia de significado, prosperidade e plenitude. As pessoas que fazem o seu trabalho com alegria, dedicação e entusiasmo são nitidamente mais felizes e realizadas.

O escritor Randy Gage, autor de vários best-sellers, escreveu em seu livro "6 Lições para atrair a Prosperidade", que todos nós devemos nos dedicar a um trabalho pelo qual sejamos apaixonados. Um trabalho que nos faça saltar da cama pela manhã, prontos para arregaçar as mangas.




Mark Zuckerberg - CEO do facebook



Não se espante, mas acredito piamente no que Trump e Gage disseram e a grande verdade é que para ter sucesso você deve superar as expectativas, você deve ser o divisor de águas, pois ser apenas bom não é o suficiente. Não mais. Quem se conforma com bom não vai muito longe. O bom deve te incomodar, ele deve te impulsionar a fazer muito, muito mais do que tem feito.




Larry Ellison - CEO da Oracle



Para isso, é preciso estar apaixonado pelo que faz e querer fazer mais, como uma obsessão. A diferença entre as pessoas de vida sem sentido e aquelas cuja vida é cheia de sentido é justamente as obsessões que têm.




Eike Batista - CEO da EBX



A grande maioria das pessoas não compreendem isso. Elas reclamam de falta de oportunidades e falta de sorte e não percebem a longa caminhada daqueles que começaram bem atrás com um sonho debaixo do braço e muita vontade de vencer. Muitos empresários de sucesso começaram sem nada, absolutamente nada e hoje quando vemos os seus resultados não entemos como conseguiram chegar tão longe.


A explicação é: "Ame o que faz."


Pense nisso por cinco minutos e muito obrigado pela visita.



2 de maio de 2010

Você sabe ser feliz?

Julia Roberts, 42 anos


Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar e tiver filhos, outros se dizem infelizes por causa do casamento e insatisfação com o comportamento dos filhos. Chegam a esbravejar dizendo que seria melhor não tê-los.

A felicidade pode ser expressa através de várias atividades, que vão desde a leitura de um bom livro a ver o pôr do sol na praia e por aí vai. Não procure a felicidade nos outros, ou melhor, na forma como você gostaria que os outros se comportassem, pois isto vai te trazer aborrecimentos e muito sofrimento. Antes de mais nada, busque a alegria interior, paz interior e respeite a individualidade de cada um.

Então, você gostaria de uma dica para aumentar a sua felicidade?

Sim? Aqui segue a resposta. Pare, por favor, de se importar com o que os outros vão pensar de você. Não dê a mínima. Somente você conhece o que te faz feliz. Por isso, sorria, brinque, ande de bicicleta, faça uma caminhada ao ar livre, beije seu filho até ele perder o fôlego e não se irrite com ninguém, pois não vale a pena. Na Bíblia, há uma passagem onde Jesus diz:


"Quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe para que também vosso pai, que está nos céus, vos perdoe os vossos pecados. Marcos 11:25


O importante é ser feliz e cultivar os bons sentimentos. Foi para isso que eu vim e você?